Estudo identifica situação mais favorável para o impacto entre os canais do Facebook e da busca patrocinada

San Francisco (18 de junho de 2014) – A Kenshoo (www.Kenshoo.com), líder global em tecnologia de otimização de mídias preditivas, divulgou hoje as abordagens resultantes de uma nova pesquisa no white paper intitulado The Facebook Added Value Series: Volume 2: Finding the Sweet Spot for Search and Social Investment. O estudo, realizado pela Kenshoo e encomendado pelo Facebook, apresenta evidência quantificável de que a atividade de conversão de busca patrocinada aumenta conforme os anunciantes gastam mais no Facebook. Também determina o gasto mínimo necessário para ativar os benefícios entre canais, assim como um ponto de diminuição do retorno, identificando que há uma situação mais favorável para os investimentos dos profissionais de marketing.

Ao conduzir a pesquisa, a Kenshoo analisou o desempenho recente da busca patrocinada da principal empresa global de serviços de informação, a Experian. Determinados segmentos do público-alvo foram expostos à busca patrocinada e a diversos níveis de publicidade no Facebook, enquanto outros segmentos foram expostos somente à busca patrocinada.

Resultados importantes do estudo incluem:

A publicidade no Facebook tem impacto direto e positivo sobre o desempenho da busca patrocinada
O volume de conversões teve um aumento considerável, impulsionado pela melhoria de outras métricas importantes do desempenho. Nos três grupos expostos à publicidade no Facebook, em média:

  • O total de conversões aumentou 19%
  • A taxa de conversão aumentou 11%
  • O custo por aquisição diminuiu 10%

O nível de gasto com a publicidade no Facebook está correlacionado ao efeito sobre o desempenho da busca patrocinada
Há provas claras de que os efeitos entre canais da publicidade no Facebook sobre a busca patrocinada se ampliam quando o índice de gasto no Facebook entre os dois canais aumenta:

  • O total de conversões da busca patrocinada sobe juntamente com o nível de investimento na publicidade no Facebook
  • Os cliques de buscas patrocinadas aumentaram à medida que mais consumidores foram expostos à publicidade no Facebook

Existe uma situação mais favorável para aproveitar o impacto mais eficiente entre canais
Este teste produziu um “efeito de ativação” entre grupos de nível inferior e intermediário do investimento publicitário no Facebook, mas os ganhos menores entre os níveis intermediário e superior indicam que gastos adicionais podem não gerar níveis proporcionais de melhoria.

“Os consumidores interagem com as marcas como parte de uma conversa fluente, não importa onde, quando e como seja o engajamento com mídia patrocinada, obtida e de propriedade. Aos olhos deles, não há distinção entre canais, dispositivos e promoções”, declarou Aaron Goldman, CMO da Kenshoo. “Este estudo prova que as marcas dispostas a adotar um processo de reflexão semelhante e renunciar à abordagem fragmentada tradicional ao marketing digital podem colher benefícios significativos entre os canais do Facebook e da busca patrocinada. Embora a situação específica mais favorável, em termos de investimento, varie para cada anunciante, é evidente que existe uma e é imperativo que os profissionais de marketing a encontrem.”

“Esta é mais uma excelente pesquisa que mostra como o Facebook e a busca funcionam melhor em conjunto”, comenta Blake Chandlee, vice-presidente de parcerias globais do Facebook.  “Mais uma vez, constatamos que o Facebook incrementa a atividade de busca.  Assim, nós esperamos que os profissionais de marketing que gerenciam a busca patrocinada percebam o potencial de melhorar o desempenho com a inclusão do Facebook.  A busca é uma mídia poderosa para captar intenções, e o Facebook é uma plataforma comprovada para motivar mais pessoas a efetuarem buscas e compras.”

Visite www.Kenshoo.com/FBAddedValue2 para baixar e ver os resultados completos do estudo.

Metodologia
Esta pesquisa reflete uma análise dos dados de desempenho de uma campanha ativa da Experian, a principal empresa global de serviços de informação, com uma receita anual total de US$ 4,7 bilhões. Para os fins deste estudo, os dados de conversão online do site do anunciante foram rastreados para determinar o impacto da publicidade no Facebook sobre o desempenho da busca patrocinada. Uma conversão é definida como uma solicitação online por um relatório de crédito. Os três grupos de teste e o grupo de controle usaram o mesmo conjunto de criação de anúncios pagos da rede de busca e direcionaram tráfego para as mesmas páginas de destino no site do anunciante. Cada segmento consistiu em 80 CEPs distintos distribuídos por várias regiões dos Estados Unidos para evitar tendências geográficas.

Nota sobre a pesquisa
Os dados neste white paper não agregam métricas de busca patrocinada e de publicidade no Facebook; em vez disso, são uma análise pura das métricas de busca patrocinada durante o período do estudo. O objetivo desta pesquisa foi quantificar o impacto que a publicidade no Facebook tem sobre o desempenho da busca patrocinada.

Sobre a Kenshoo
A Kenshoo é uma empresa de software global que cria soluções de marketing digital baseadas em nuvem e tecnologia de otimização de análise preditiva para mídia. Marcas, agências e desenvolvedores usam as ferramentas Kenshoo Search, Kenshoo Social, Kenshoo Local, Kenshoo SmartPath e Kenshoo Halogen para direcionar mais de R$ 454 bilhões de receita anual de vendas para clientes por meio da plataforma. A Kenshoo é o desenvolvedor preferencial de marketing estratégico do Facebook com soluções nativas de API para anúncios no Facebook, FBX, Twitter, Google, Yahoo, Yahoo Japão, Bing, Baidu e CityGrid. A Kenshoo desenvolve campanhas em mais de 190 países, para quase metade das empresas da Fortune 50 e as 10 maiores redes de agências publicitárias globais. Os clientes da Kenshoo incluem CareerBuilder, Expedia, Facebook, KAYAK, Havas Media, iREP, John Lewis, Resolution Media, Sears, Starcom MediaVest Group, Tesco, Travelocity, Walgreens e Zappos. A Kenshoo possui 23 escritórios internacionais e é apoiada pela Sequoia Capital, Arts Alliance, Tenaya Capital e Bain Capital Ventures. Visite www.Kenshoo.com para obter mais informações.

Facebook® é uma marca registrada do Facebook, Inc.

Os nomes de marcas e produtos da Kenshoo são marcas comerciais da Kenshoo Ltd. Outros nomes de empresas e marcas podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.